Sociedade em rede: Cidade dos Algoritmos.

    A segunda  aula do modulo sociedade em rede, foi realizada no dia 22 de julho, desta vez os objetos de estudo que embasaram as discussões foram alguns vídeos de personalidades influentes que discorrem/pesquisam/estudam sobre o papel das tecnologias nas sociedades atuais. O professor Joel Felipe, ministrante do componente, como de costume dividiu a turma em grupos e pediu que expressássemos nossas ideias no Jamboard, uma plataforma educacional do Google que desempenha o papel de uma lousa digital. O objetivo era que a equipe fizesse uma breve discussão sobre o que cada um achou do vídeo para que depois expuséssemos em um momento mais amplo, para toda a turma, qual foi o resultado da união dos nossos pensamentos. Dentre esses vídeos estava o TEDx Cidade dos algoritmos do professor e pesquisador André Lemos (UFBA), pelo qual a minha equipe ficou responsável.  Abaixo eu disponibilizo um print da tela do Jamboard com as ideias que foram ponderadas pela equipe. 

Imagem extraída do Jamboard da equipe

    No TEDx, o pesquisador vai apresentar as inúmeras situações em que nos deparamos com a cibercultura. Primeiro ele cita exemplos de cidades ao redor do mundo, depois no Brasil e por fim destaca alguns casos em salvador. Os exemplos são assustadores e perpassam desde movimentos que monitoram a criminalidade pelos bairros, buracos das cidades e até mesmo dá a possibilidade de atravessar uma cidade sem ser capturado por câmeras de segurança. Tudo isso, gera um medo quanto a forma com que esses dados serão utilizados e o quanto as inúmeras possibilidades de manipulação humana podem afetar negativamente a vida das pessoas. 
    Assim, nós optamos por esquematizar o nosso olhar acerca do vídeo em ponto negativos e pontos positivos. Dentre os positivos destacamos as redescobertas de espaços, o poder de inserção política e social, além da análise geopolítica dos espaços urbanos o que gera por tabela um cidadão conectado, online. A possibilidade de se visitar um lugar de forma online, saber como está a movimentação para que se evite passar por lá e inúmeros outros fatores nos fizeram destacar tais pontos como positivos. 
    Os pontos negativos giram entorno da preocupação com o controle desses dados, acerca do tipo de descriminação que pode ser gerada por esse algoritmo e também a violação do direitos  humanos, dentre eles a privacidade, uma vez que se estará sendo vigiado a todo instante. Recordo-me de durante a discussão ter relatado o medo quanto ao poder que tal tecnologia pode dar para quem deseja fazer o mal. Se pararmos para pensar, é possível que se planeje uma rota de fuga para um assalto a banco, por exemplo, sem que tais criminosos sejam capturado por câmeras de seguranças, isso preocupa. 
    No entanto de uma maneira geral, concordo que em sua grande maioria essas tecnologias trazem benefícios significativos para as novas sociedades contemporânea, são ferramentas importantes quando usados na medida correta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CC Matemática e Cotidiano!

Sociedade do Espetáculo: Parecer mais importante do que o ser

Utopia e Comunidade