Módulo - Música e Matemática

Início do módulo.

Nesta aula, ocorrida no dia 25 de março, vimos a relação da matemática com a música e admito foi uma oportunidade única de ver a música de uma maneira diferente. Minha relação com a música é constante, afinal quem não curte um momento musical, onde esse poderoso recurso nos põe a meditar.
Nesta aula também, o professor Joel proferiu uma frase que chamou muito a minha atenção: "A música está matematizada". Já tinha percebido e aceitado o fato de que a matemática está em tudo, mas não parado para pensar na sua relação com a música e isso foi o interessante dessa aula.
Em um primeiro momento aprendemos algumas definições:
1.Melodia: sucessão rítmica de sons musicais.
2.Harmonia: criação de acordes (combinação simultânea de duas ou mais notas)
3.Ritmo: agrupamento de diversos valores de tempo durante a execução da música.
Aprendemos a parte teórica de um teclado e sua organização.
Teclas brancas = Notas (C,D,E,F,G,A,B)
Teclas pretas = Tom (que são as notas # ou melhor sustenidas)
Teclas pretas = retrocedendo representa os "bemols".

Pauta e partitura.

Nesta aula vimos ainda, como se escreve uma partitura, que ocorre de maneira posicional em um pentagrama, que são aqueles conjuntos de linhas.
Como atividade cada um de nós discentes escreveu na prática uma partitura, eu confesso que tentei (risos).

Frequência das notas:


Usando um aparelho que emite para nós a frequência em hertz da nota por nós pressionada é possivel calcular a frequência em hz da próxima nota. A conta é a seguinte, multiplicamos o hz da nota que pressionamos e que o aplicativo emitiu a frequência, pelo número 1,059 e assim obteremos a frequência da próxima nota. Isso é interessante para checar se o aplicativo está funcionando corretamente. Esse aplicativo pode ser baixado em qualquer loja de aplicativos semelhantes ao google play.

Refazendo o Idiofone.

Neste módulo demos ainda início a construção de um monocórdico e um idiofone; a sala foi dividida em dois grupos e cada grupo confeccionou um aparelho. Meu grupo ficou responsável pelo idiofone.
Um idiofone em um instrumento feito com canos de pvc onde em tamanhos e espessuras específicos quando acionado emite som de uma nota musical.
Neste trabalho, nós da turma 2019.1 fizemos o processo de reajuste no instrumento feito pela turma anterior. Melhorando a estrutura, reposicionando os tubos de pvc na sequência correta e reajustando o cumprimento do canos de acordo com a tabela. Essa aula aconteceu no dia 1 de abril.
Algumas fotos do grupo trabalhando:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CC Matemática e Cotidiano!

Sociedade do Espetáculo: Parecer mais importante do que o ser

Utopia e Comunidade