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Poliedros de Platão e as Cores.

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Nosso quarto encontro e último do primeiro mês do quadrimestre começou diferente, o professor nos deu a tarefa de reproduzir em grupos os poliedros de Platão. Acredito que agora você deve estar se  perguntando "o que são os poliedros de Platão?" - calma que eu explico. Os poliedros são sólidos geométricos, onde seus lados, ou melhor suas faces, são formados por polígonos (triângulo, pentágono, etc.). Destes, cinco são conhecidos como poliedros de Platão, pois possuem características em comum, em outras palavras são poliedros regulares: onde suas faces e ângulos são congruentes entre si. Outra justificativa é que para Platão esses sólidos tinham relação com a construção do universo e ele os associava a elementos da natureza, conforme a imagem abaixo: Site Brasil Escola: o que são os poliedros de Platão. Para o filósofo e também matemático o universo teve início a partir da combinação desses elementos e enfim essa é apenas uma história que contam. Esses são os poliedro...

Objeto Artístico e Número de Ouro.

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O terceiro encontro do componente iniciou com uma dinâmica de aula sugerida pelo professor. O objetivo era o seguinte: pensar em algo que fosse pessoal para nós e que na nossa concepção significasse uma obra de arte, baseando nossa escolha nas discussões das aulas anteriores acerca do que é arte. Muitos colegas citaram poemas, álbuns de artistas, fotografias, pinturas e entre outras coisas. Eu, porém, surpreendi (acredito que sim) ao relatar que  meu bem pessoal que considerava como uma obra de arte era a Bíblia - isso mesmo você não leu errado - a Bíblia Sagrada. Meu entendimento era de que seria algo que eu considerasse como obra de arte e para mim a Bíblia vai muito além disso, tanto como obra literária, como pelo sentimento que ela disperta em mim, como a forma que relata tudo que vivemos atualmente e tudo que ela representa, quanto pelo conteúdo que ela carrega. Tudo isso me fascina e para mim uma obra de arte brinca com o fascínio da pessoa que entra em contato com el...

O que é Arte?

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A primeira sessão de debate do componente teve como tema a pergunta "O que é arte?". O professor cedeu a turma um tempo de 5 minutos para que pudessemos pensar nossa resposta para o questionamento. Logo após, cada discente, um por um, relatou à turma seus escritos e ideias acerca da temática. Eu classifiquei o que é arte no seguinte esquema: • São formas de se expressar; • É um sentimento (como se fosse); • É relativa e pessoal; • Depende de como se analisa; • Ponto de vista. De maneira geral a arte é tudo aquilo que desperta um sentimento de sensibilidade em nós. É relativa pois o que para mim pode ser arte na percepção de outra pessoa pode não ser e por isso classifico mais acima também como pessoal. Depende de como a pessoa analisa o objeto ou expressão. O interessante na discussão foi que dentre todas as definições na sua maioria a turma classificou arte como uma "Manifestação" ou "Expressão" o que de certo modo mostra uma con...

Perspectivas Matemáticas e Computacionais em Artes: O Início

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https://pngimage.net/png-artes/ Na tarde do dia 04 de fevereiro de 2019, estava eu dando início a mais um quadrimestre na UFSB, esse o último da formação geral - Alelóias Senhor. E durante a primeira aula do Componente Curricular: Perspetivas Matemáticas e Computacionais em Artes, confesso que me perguntava o que estava fazendo ali - o componente é de artes, me questionei. Em meio a esse questionamento decidi prosseguir na certeza de que a construção de conhecimento faria todo o percurso valer a pena. Como todo início de quadrimestre, essa primeira aula serviu para apresentação dos objetivos e metas a serem alcançados durante a caminhada. Nessa aula o professor deu início ao conteúdo de Artes, contando um pouco sobre onde precisaríamos chegar e um pouco das suas experiências com as turmas anteriores desse CC quando ministrado por ele em outras oportunidades. Admito que para mim cursar um componente na área de arte, campo em que me considero leigo é um desafio tanto que, dig...

Introdução ao Raciocínio Computacional.

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Trabalho Final do Componente. Como critério para obtenção de parte da nota do componente, o professor propôs que em grupos de três estudantes, fosse produzido por cada trio um jogo de caráter educativo e de relevância social. Eu e os meus aos colegas, optamos então por programar um jogo que chamasse a atenção para a reciclagem correta dos lixos, que na maioria das vezes acabam por serem jogados no meu ambiente. Nasce então o projeto: "SUSTENTÁVEIS: A ERA DE SUJON". Nosso jogo tem por objetivo atentar sobre um problema grave e que se não for aliviado, pode nos causar enormes consequências no futuro. Ao falar de sustentabilidade temos por ideal passar aos jogadores, a ideia de que podemos sim cuidar do nosso planeta e deixar, muito além do que somente limpo e bem cuidado, mas mais do que isso, podemos deixar um legado de força e união por um bem comum. O nosso jogo é bem simples e didático, uma vez que o nosso público alvo são crianças a partir dos 5 anos...

Introdução ao Raciocínio Computacional.

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Calculadora no Scratch. Outro projeto que tive a oportunidade de desenvolver no scratch, foi a calculadora. Esse trabalho foi mais complexo em termos de programação, do que o labirinto. Como relatei em postagens anteriores o scratch é um programa que, no meu modo de ver, tem grande potencial para dar marge a grandes e simples projetos, prova disso é a diferença entre o labirinto e a calculadora, um fácil e que levei no máximo uma hora para programar e o outro que necessitou de mais estudo e demandou mais tempo. Uma calculadora é uma ferramenta com o objetivo de simplificar a realização de operações matemáticas no cotidiano, é engraçado notar que, ao possuirmos uma calculadora em mãos nem sequer, em momento algum paramos para pensar quais segredos aquela máquina esconde e no scratch podemos, ao programar uma, perceber o quão complexa essas máquinas podem ser.

Introdução ao Raciocínio Computacional

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Labirinto no Scratch. Meu primeiro desafio no Scratch foi programar um labirinto, onde o ator teria que percorrer um determinado espaço e chegar a um lugar, ou ponto final. No meu projeto utilizei um pinguim como personagem principal, ao qual dei o nome de Alfredo e seu objetivo no jogo era, junto ao jogador (pessoas que conduzia o ator pelo labirinto), coletar os presentes e comidas para a festa surpresa que o próprio Alfredo havia planejado para o seu amigo Bio o Urso, que no jogo está fazendo aniversário. Durante o percurso, ao resgatar os itens o pinguim vai de forma bem didática, incentivando o jogador a continuar na busca do objetivo: surpreender o amigo.   Meu objetivo nesse projeto é chamar atenção público alvo, que nesse caso são crianças a partir dos 5 anos de idade, para a importância da amizade e quão legal é fazer o amigo feliz.