Poliedros de Platão e as Cores.

Nosso quarto encontro e último do primeiro mês do quadrimestre começou diferente, o professor nos deu a tarefa de reproduzir em grupos os poliedros de Platão. Acredito que agora você deve estar se  perguntando "o que são os poliedros de Platão?" - calma que eu explico.
Os poliedros são sólidos geométricos, onde seus lados, ou melhor suas faces, são formados por polígonos (triângulo, pentágono, etc.). Destes, cinco são conhecidos como poliedros de Platão, pois possuem características em comum, em outras palavras são poliedros regulares: onde suas faces e ângulos são congruentes entre si. Outra justificativa é que para Platão esses sólidos tinham relação com a construção do universo e ele os associava a elementos da natureza, conforme a imagem abaixo:
Site Brasil Escola: o que são os poliedros de Platão.
Para o filósofo e também matemático o universo teve início a partir da combinação desses elementos e enfim essa é apenas uma história que contam. Esses são os poliedros de Platão: o tetraedro (4), o octaedro (8), o icosaedro (20), o hexaedro (6) e o dodecaedro (10).
A minha equipe ficou responsável por confeccionar o Icosaedro, poliedro regular que possui 20 faces em triângulos, fizemos uso de canudos e fita adesiva para a produção dos polígonos e também para unir as faces e formar o solido geométrico. conforme a imagem abaixo:
Cores e Significados. 
Nessa aula vimos ainda o significado e os efeitos que as cores podem causar na forma de percepção de quem a observa e em suas emoções, o objetivo era que após essa aula nós (discentes) tivéssemos uma noção de como brincar com as cores na atividade proposta pelo professor, que era, desenvolver uma logomarca de algum clube, curso da UFSB, ou qualquer outro projeto de nosso interesse, tendo como base a proporção áurea e sequência de Fibonacci.
Durante a aula falamos de cores primárias, secundárias e quais emoções elas exprimem. Como exemplo o professor utilizou um mapa emocional para exemplificar como as empresas utilizam as cores em suas logomarcas.
https://suporte.fabricadeaplicativos.com.br/hc/pt-br/article_attachments/201184819/Significado-das-cores3.jpg
De algum modo eu já sabia que o uso das cores afetava quem observa nosso trabalho, mas a aula serviu para que eu pudesse aprimorar e entender mais. Outra coisa bem interessante foi ver durante esses primeiros quatro encontros, como a matemática esta inserida na arte e como fazer arte usando matemática, já tinha visto no CC Matemática e Espaço, por exemplo na manufatura do povo Bora, mas confesso que o aprendizado desse tem me mostrado um outro ângulo e sem dúvida o professor tem bastante mérito nisso.



Fontes: Brasil Escola e Escola Kids.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CC Matemática e Cotidiano!

Sociedade do Espetáculo: Parecer mais importante do que o ser

Utopia e Comunidade