Sobre mim

Olá querido leitor,

Me chamo Alisson, tenho 19 anos e nessa postagem quero lhe contar algo que aconteceu na minha vida: EU RESOLVI SER ENGENHEIRO. Que louco é você descobrir que tudo aquilo que planejou desde a entrada no ensino médio não passou apenas de base para que um outro plano pudesse surgir, muito louco mesmo!

Então, atualmente sou discentes da Universidade Federal do Sul da Bahia - e muito feliz por isso, vale salientar - instituição de ensino superior ainda bastante jovem, mas que possui um grande potencial. Quando entrei ouvi muito acerca de descobrir-se em outra área que fosse diferente daquela que entrei focado em seguir, que no meu caso foi o Direito, sempre ouvindo isso e ainda mais focado no meu principal objetivo cursei o primeiro período e foi justamente no segundo que fui "refém" (no bom sentido é claro) da chamada desconstrução de ideia e então ao retornar ao terceiro período decidi que iria cursar engenharia. A essa altura você não deve estar entendendo nada, calma que vou explicar melhor.

Na UFSB os cursos funcionam em regime de ciclos, onde é preciso cursar um primeiro com duração média entre 3 anos e 3 anos e meio, para que só então você se profissionalize na área de interesse, por exemplo, para ser formado engenheiro eu preciso cursar o primeiro ciclo no bacharelado interdisciplinar em Ciências e só então complementar minha formação na engenharia da minha escolha. Eita apareceu uma palavrinhas nova, que confuso - você deve estar pensando. CALMA que eu esclareço; outro ponto a se falar da UFSB é que na formação de primeiro ciclo o discentes faz uma jornada interdisciplinar, ou seja, existe uma conversação com as  demais áreas, e foi justamente isso que me fisgou para as engenharias.

A história foi a seguinte...
Na grade curricular do segundo período eu tinha que cursar uma cultura complementar em duas áreas diferentes a minha e em uma delas cursei o componente curricular Campo das Ciências: Saberes e Práticas, que é uma forma de o discente ter uma visão geral da área. Nesse CC fiquei responsável, até o fim do período, de realizar estudo na grande área das engenharias (da capes) e como resultado isso acabou me aproximando da área de forma que criei um carinho grande pela engenharia. Mas foi só no início do terceiro período que optei por mudar minha área de interesse, que antes era o bacharelado interdisciplinar em Humanidades com migração para o curso de direito, para o bacharelado interdisciplinar em Ciências e hoje cá estou.

Você deve estar aí pensando:
- Ué, mas ele não perdeu tempo com isso?
E eu respondo:
- De jeito nenhum.

O primeiro ano da formação da UFSB é voltado realmente para isso, para que o estudante tenha uma visão ampla e descentralizada e só então confirme sua escolha ou opte por uma troca, esse  primeiro ano é chamado de Formação Geral. É a partir do 4 período que se inicia a FE (formação específica) e espera-se que nessa etapa o estudante já esteja bem resolvido quanto a sua escolha formativa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CC Matemática e Cotidiano!

Sociedade do Espetáculo: Parecer mais importante do que o ser

Utopia e Comunidade