Introdução ao Raciocínio Computacional.
Trabalho Final do Componente.
Como critério para obtenção de parte da nota do componente, o professor propôs que em grupos de três estudantes, fosse produzido por cada trio um jogo de caráter educativo e de relevância social.
Eu e os meus aos colegas, optamos então por programar um jogo que chamasse a atenção para a reciclagem correta dos lixos, que na maioria das vezes acabam por serem jogados no meu ambiente.
Nasce então o projeto: "SUSTENTÁVEIS: A ERA DE SUJON". Nosso jogo tem por objetivo atentar sobre um problema grave e que se não for aliviado, pode nos causar enormes consequências no futuro. Ao falar de sustentabilidade temos por ideal passar aos jogadores, a ideia de que podemos sim cuidar do nosso planeta e deixar, muito além do que somente limpo e bem cuidado, mas mais do que isso, podemos deixar um legado de força e união por um bem comum.
O nosso jogo é bem simples e didático, uma vez que o nosso público alvo são crianças a partir dos 5 anos de idade, por se tratar de uma idade onde a criança se encontra na escola e o nosso objetivo é que esse jogo seja utilizado no âmbito escolar. Durante o jogo a criança vai sendo incentivada a continuar jogando e ao mesmo tempo vai aprendendo a importância da conservação do meio ambiente. O jogo se passa em diferentes cenários e o objetivo é que a criança consiga coletar o número máximo possível de lixos recicláveis, como por exemplo, garrafas plásticas, papéis, metais, etc. E ao final o jogador precisa fazer o descarte correto, ou melhor dizendo, precisa pôr os lixos nas lixeiras apropriadas, para que assim consiga ter êxito no jogo; outro ponto a se lembrar é que conforme ela vai avançando, o cenário vai ficando cada vez mais limpo. Vale destacar também que jogabilidade é bem simples.
A programação do jogo foi bem complexa, algo novo, mas percebemos que valeu muito o esforço quando paramos para observar o resultado. Existem assuntos que precisam dia e noite ser falados e esse é um deles, pois, a menos que você realmente se importe o mundo nunca vai mudar.
Comentários
Postar um comentário