Uso consciente e reaproveitamento da água na aldeia Tukum - CC - Universidade e Contexto Planetário.
Segunda Visita - Estações de Trabalho
Para segunda visita a comunidade, ficou decido que daríamos a nossa devolutiva e foi o que fizemos. Chegamos logo cedo a comunidade na manhã do dia 14 de abril, um domingo e então partimos para a sede da aldeia onde foi o nosso ponto do início para as atividades do dia.
Meu subgrupo ficou responsável pela oficina para os adultos e idosos e optamos por fazer uma roda de conversa com a ideia central de ser uma troca de saberes, tanto que nomeamos a estação de trabalho como: “troca de saberes sobre utilização da água no cotidiano”. O objetivo era conversar e chegar a um entendimento.
No início houve um pouco de resistência por meio da comunidade em se abrir mas com toda a dificuldade o grupo foi administrando e chegando cada vez mais perto do objetivo que era estabelecer a troca entre as partes. Nessa parte do trabalho tivemos a presença do cacique da aldeia que foi bem participativo na nossa oficina e que fez importantes contribuições, como:
- Seminário socioambiental.
- Cartilhas com esses temas de gestão do recursos naturais.
- Levar a comunidade até a Universidade.
- Fazer cordel da comunidade/ povo tupinambá.
Considero que quanto ao nosso objetivo ele foi cumprido, fomos lá, demostramos as nossas impressões em relação a coleta de dados, chamamos atenção para a conscientização de que a água pode sim acabar por ela ser um recurso finito e que é preciso fazer o seu uso de modo sustentável, pensando nas próximas gerações. E acima de tudo ouvimos o que eles tinham para falar, isso valeu mais que tudo.
Comentários
Postar um comentário