Poesia e Matemática.

É legal parar para pensar a relação entre uma coisa e outra e nos últimos meses tenho visto muito dessas comparações no que se compete a matemática. Venho escutando do professor Joel o bordão - bem verídico por sinal - de que a matemática está em tudo, vi isso no CC Matemática e Cotidiano, Introdução ao Raciocínio Computacional e nesse quadrimestre no CC Perspectivas Matemáticas e Computacionais em Artes. Agora, parando para pensar dentre tudo isso o que mais me fascinou foi ver a relação Matemática x Arte e suas faces.
Na aula do dia 8 de abril o professor ministrou uma aula mostrando a relação entre matemática e poesia, um dos módulos do componente. Nessa aula vimos esquemas de rima e como a matemática aparece de maneira implícita na formação e no processo de produção de uma poesia digital e impressa e de um soneto. O professor usou vários exemplos, neles o que mais me chamou atenção foi ver que a matemática também pode ser usada no conteúdo da poesia e também descobri que a poesia não é somente "rima" o que para mim era a característica padrão de uma poesia, se não não a tinha logo não era uma poesia.
E usando uma frase do Mallarmé que vi nessa aula, onde diz: "Não se faz poema com ideias, mas com palavras", tomo a liberdade de a partir dela parafrasear e dizer o seguinte: " Não se faz poesia com rias, mas com linguagens".
Sim, a matemática está em tudo e por mais de "humanas" que nós sejamos, sempre iremos nos deparar com ela de maneira implícita ou explícita, isso para mim já é fato!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CC Matemática e Cotidiano!

Sociedade do Espetáculo: Parecer mais importante do que o ser

Utopia e Comunidade