Logomarca em Proporção Áurea.

Minha segunda produção no componente - a primeira tratou-se dos poliedros de Platão - foi uma atividade que o professor sugeriu aulas antes quando falávamos sobre proporções.
Nesta atividade nós teríamos que produzir uma logomarca tendo como fator norteador a proporção áurea, partindo do retângulo áureo de Fibonacci. 
Poderíamos desenvolver a logomarca dentro do retângulo ou usar medidas tiradas a partir dele no processo de produção; o legal da atividade foi que apesar de ter, digamos assim, um pré-requisito a ser seguido não foi algo que limitou ou atrapalhou o processo.
Para criar minha logo eu desenhei retângulo áureo em um programa de computador (PowerPoint) e a partir dele tirei as medidas em formatos de círculos para serem utilizados na minha arte.
E usando esses círculos fui os alocando no objetivo de chegar a forma já preexistente na minha mente e feita em um esboço inicial desenhado em papel que foi onde expus minhas ideias iniciais, muito embora eu não desenhasse tão bem assim. A meta era chegar ao formato de uma árvore e como o professor primeiro pediu para serem enviados rascunhos, esboços e tudo que fizesse parte do processo de criação, para começar estava bom.






A finalidade do meu projeto foi de criar uma identidade visual para a empresa ARBOR ENGENHARIA FLORESTAL, empresa atuante no setor florestal. A empresa foi criada por mim especialmente para o projeto, ou seja, ela é fictícia e a escolha do nome se deu por conta de arbor significar árvore em latim. A escolha da árvore como objeto principal da arte é por conta também de a empresa ser do ramo de manejo e conservação florestal. O uso das cores foi empregado com base na ideia padrão que temos quando pensamos em uma árvore, isso pensando em gerar uma ligação maior entre a empresa e seus clientes. É possível notar também que todo o contorno e formato da arte, de maneira geral foi gerado a partir dos círculos retirados do retângulo áureo, tanto o tronco, como a copa da árvore, o que passa a ideia de simetria.
Depois de pensar em possíveis melhorias, resolvi por aliviar a parte escrita da imagem retirando assim da nomenclatura os termos "Eng. Florestal" e deixando somente o nome da empresa (Arbor), que agora passava a ocupar a parte abaixo do tronco da árvore, ainda na cor preta (ideia de terra), simbolizando a raiz e reiterando o compromisso da empresa para com o território em que estava inserida. Feitas essas pequenas mudanças o projeto final ficou assim:
Particularmente gostei da atividade, apesar de no começo achar que não conseguiria pois tinha a questão da proporção e do retângulo áureo, porém quando comecei a fazer achei bem mais fácil do que parecia e a medida que fui trabalhando mais queria fazer. Isso me mostrou uma coisa: algo só parecerá impossível até o ponto em que nos dispusermos a fazê-lo. Um abraço!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CC Matemática e Cotidiano!

Sociedade do Espetáculo: Parecer mais importante do que o ser

Utopia e Comunidade