Teodolito Caseiro.

Na aula do dia 26 de outubro de 2018, realizada no Campus Jorge Amado em Itabuna, o professor pôs fim ao assunto do sistema de numeração Maia e propôs para a turma a confecção de um instrumento óptico de precisão que mensura ângulos verticais e horizontais, conhecido como Teodolito. O teodolito é empregado em setores como navegação, construção civil, na topografia e meteorologia.
Durante a aula a turma foi subdividida em duplas e para a realização da construção do Teodolito caseiro foram integradas duas duplas em um só grupo. Para a confecção do instrumento utilizamos materiais como, palito de madeira(churrasco), copo descartável, fita crepe, canudo, tesoura, marmita de isopor e um transferidor impresso em papel oficio. E o resultado do trabalho foi o seguinte:
Desenvolver esse trabalho foi sem dúvida um desafio inesperado para mim, mas de maneira geral não enfrentei muita dificuldade para chegar ao resultado final, uma vez que é um instrumento de fácil produção e o trabalho em grupo fluiu de maneira satisfatória. Vejo o objetivo desse trabalho como sendo uma forma de mostrar que para se fazer matemática não é, na maioria das vezes, necessário de instrumentos sofisticados e mostra-nos que somos capazes de ir além da nossa zona de conforto. 

Enfim, em outras palavras "FOI TOP".

Segue abaixo algumas fotos tiradas durante o andamento da aula:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CC Matemática e Cotidiano!

Sociedade do Espetáculo: Parecer mais importante do que o ser

Utopia e Comunidade