Atividade Teodolito Caseiro - Construindo um mapa do caminho.

Como atividade prática, o professor Joel  propôs para turma que, em seus respectivos grupos formados em sala, percorrêssemos uma certa distancias, marcando nela seis pontos e fizéssemos a mensura dos ângulos e distâncias. Essa atividade é referente a aula que ocorreu em 26 de outubro de 2018 em Itabuna, no Campus Sede da Universidade(Jorge Amado).
O objetivo era que a representação do caminho percorrido fosse desenhada em uma folha de  papel como se fosse um mapa do caminho e nesse mapa deveria conter as medidas de ângulos e distâncias entre cada ponto. A distância era para ser repesentada numa escala de modo que a cada metro percorrido o distanciamento entre os pontos fosse representado por 2 cm. O mapa desenvolvido pela minha equipe foi o seguinte: 
Note que iniciamos no ponto 1 e seguimos passeando pelo caminho, marcando a cada parada a distância e o ângulo entre cada ponto até que retornamos ao ponto inicial. Um fato curioso foi que COINCIDENTEMENTE o desenho final do nosso mapa se assemelha bastante a um pentágono. Isso é a convivência na UFSB (risos).

O que mais achei interessante foi o fato de estarmos desenvolvendo um trabalho inspirado em um equipamento de uso, digamos assim, mais técnico, que nunca tinha visto nem estudado sobre e que foi produzido pelas minhas mãos com objetos que eu julgava só ter uma única finalidade. Essa questão de ver as coisas com outro olhar é uma das coisas que me fazem gostar de estar na Federal do Sul da Bahia.

Algumas fotos do trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CC Matemática e Cotidiano!

Sociedade do Espetáculo: Parecer mais importante do que o ser

Utopia e Comunidade